No post anterior, abordamos quais são os sinais clínicos e sintomas do distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM), hoje iremos falar brevemente sobre o diagnóstico e tratamento da DAEM e sua importância. Também vamos falar sobre ejaculção rápida que pode estar associada ao quadro de DAEM.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
São realizadas dosagens de testosterona em duas amostras distintas, pela manhã e é necessário a coexistência de sinais e sintomas descritos acima.
COMO É FEITO O TRATAMENTO?
O pilar do tratamento é a mudança do estilo vida, com uma alimentação saudável, consumo adequado de agua e realização de atividade física regular, objetivando o envelhecimento saudável. O tratamento medicamento com reposição exógena de testosterona (que pode ser por diversas vias) depende dos exames prévios do paciente e suas comorbidades. Avaliação prostática deve ser sempre realizada previamente ao início da reposição de testosterona.
O paciente deve compreender também que o tratamento requer monitoramento médico e acompanhamento periódico.
As principais contraindicações para o início de tratamento são: acidente vascular cerebral ou infarto agudo do miocárdio em menos de 6 meses, insuficiência cardíaca congestiva descompensada, câncer de mama e câncer de próstata.
Os efeitos colaterais advindos da reposição de testosterona envolvem aumento de hematócrito, infertilidade, hepatotoxicidade, ginecomastia.
EJACULAÇAO PRECOCE:
É uma condição que apresenta consequências pessoais negativas como ansiedade, frustração e até mesmo de evitar a intimidade sexual. O tempo considerado normal para o chamado “tempo de latência para ejaculação intravaginal” tem uma mediana de 5,4 minutos, então todos os pacientes neste tempo médico não apresentam ejaculação precoce e isso deve ser bem discutido com paciente, pois existem muitas crenças relacionadas ao tempo de intercurso sexual.
Para avalição nós investigamos história clínica e sexual, realização de exame físico, presença de disfunção erétil relacionado ao quadro, tratamentos prévios, impacto na qualidade de vida e no relacionamento
O tratamento visa primeiramente psicoterapia e tratamento medicamentoso.
Para uma conversa mais ampla e para tirar todas suas dúvidas, agende uma consulta com um de nossos urologistas da equipe. Ficaremos muito gratos em poder ajuda-los.
Dra Mayra Tuboi Lamonica CRM 155798/ RQE 68809
Dr Felipe Azenha Lamonica CRM 170695 / RQE 86444
Dr José Roberto Gonçalves Filho CRM 145567 / RQE 73013
Contato: (16) 99299 – 6330
Av. Casemiro Perez, 180
uromedararaquara.com.br @uromedararaquara